Quem segue habitualmente o EstudaFQ sabe que aconselho vivamente o chamado livro do “chinês” com inúmeras boas críticas e com comentários do tipo “Este livro fez-me tirar 20 no exame!”. Isto acontece porque tem uma diversidade de problemas complexos e globais sobre a matéria que espelham o tipo de exercícios apresentados nos exames nacionais. Tenho colegas que comentam que até parece que são os autores deste livro que fazem os exames nacionais de Física e Química.

Pode comprar o livro na Wook
com 10% de desconto.

Estes exercícios globais, na minha opinião, são importantes para fazer as conexões com toda a matéria dada nas aulas e a través destas conexões compreender melhor a matéria e não esquecer assim tão facilmente.

É este o livro, “Problemas de Física e Química” de Maria Teresa Escoval, Rosa Maria Capucho e João Lin Yun da Editoral Presença (também é conhecido na Internet como o livro do “chinês” por um dos autores ser chinês (João Lin Yun).

Este livro esta atualizado para o novo programa de FQ de 2015 e com exercícios globais também de todas as atividades práticas obrigatórias.

OS exercícios globais que apresento no 10.º ano ou os desafios que vou lançando para o 11.º ano são retirados deste livro. Pode consultar e ver o tipo de exercícios. Exercícios globais de Química 10.º ano. Exercícios globais de Física 10.º ano.


Para quem não tem acompanhado as aulas e pretende adquirir um livro não apenas com exercícios mas também com matéria e mais explicações sobre os conteúdos. O meu conselho vai para o “Preparar o Exame Nacional 2022 – Física e Química A – 10.º/11.º Anos” de Alexandra Coutinho e Andreia Serrasqueiro da Areal.

Preparar o Exame Nacional 2021 - Física e Química A - 10.º/11.º Anos
Pode comprar este livro na Wook com 10% de desconto.

Este livro apresenta muito bons resumos da matéria com apenas o que é importante para a parte teórica e atividades laboratoriais. Seguido de exercícios sobre esses conteúdos. Tem os conteúdos todos de 10.º e 11.º ano de Física e Química bem como todas as atividades práticas obrigatórias.

Também é um dos livros que utilizo para ajudar a fazer os resumos das subunidades e partir logo para a resolução de exercícios que é sempre onde se aprende mais.


Outro livro de preparação que recomendo para quem procurar exercícios mais avançados é o livro “Preparar o Exame – Física e Química A – 11.º Ano” de Daniel Gonçalves da Raiz Editora/Lisboa Editora com resumos das subunidades de 10.º e 11.º ano e mais de 700 exercícios, com resoluções, de acordo com as exigências específicas deste grau de ensino e os conteúdos testados no Exame.

Por vezes alguns exercícios chegam a ser mais exigentes do que os do próprios exame nacional o que faz com que este livro seja também importante para quem quer uma excelente nota no exame nacional.

Preparar o Exame - Física e Química A - 11.º Ano LIVRO de Daniel Gonçalves
Pode comprar este livro na Wook com 10% de desconto.
4.5 6 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Shopping Cart

Detetamos que está usando um AdBlock!

Para ajudar a continuar a desenvolver o site usamos alguma publicidade! A publicidade é da responsabilidade da Google Adsense que gere a quantidade e tipos de anúncios que verá no site.

Por favor, adicione estudafq.pt à sua lista de desbloqueio de anúncios ou desative seu software de bloqueio de anúncios.

Considere também fazer alguma doação para continuarmos a fazer um excelente trabalho!

Obrigado!

0
Would love your thoughts, please comment.x
Scroll to Top