Aqui está a minha proposta de um plano de estudo para o Exame Nacional de FQA.

Aconselho começar pela Física de 10.º ano, pois costuma ser onde existem mais dúvidas, com a parte da mecânica, eletricidade e radiação. Rever bem esta unidade. Depois Física de 11.º ano, as duas subunidades, Química de 10.º e Química de 11.º ano. A Química de 10.º ano consegues relacionar bem com a Química de 11.º ano e fazer esta interligação ajuda o nosso cérebro a reter mais informação.

Aqui está o plano de estudo para o exame de FQA em tabela.

Plano de estudo para o exame nacional de Física e química

Em cada um dos conteúdos a rever aconselho a ver os meus vídeos de preparação intensiva que fiz no ano passado e agora podem ser acedidos através dos conteúdos exclusivos do site ou com o programa de apoiante do canal do YouTube. Este será um processo mais rápido e conciso, e nesses vídeos também faço a resolução de exercícios de exame nacional. Em alternativa, em cada página de cada subunidade tenho os vídeos disponíveis e basta fazer uma maratona desses vídeos para rever toda a matéria.

Aproveitando que já se faz a revisão da matéria fazemos um formulário rápido e não muito extenso pois a ideia não é demorar muito, mas prepararmo-nos para resolver muitos exercícios. Também tenho um formulário no início de cada resumo/apresentação em PowerPoint que uso para fazer os vídeos e também podem ser acedidos pelos conteúdos exclusivos.

Depois de ter o formulário pronto nada melhor do que experimentá-lo resolvendo até 4 testes globais de cada unidade. Também tenho disponíveis nos conteúdos exclusivos na parte do Master, pois uso com os meus alunos e vou usar na preparação intensiva deste ano letivo. Na falta deste material, também podem usar o livro do IAVE com os exercícios de exames nacionais ou, também no meu site, as fichas de exercícios e testes de avaliação que forneço.

Agora é ir completando o formulário com algumas notas e dicas para conseguirem resolver bem os próximos exercícios.

O Plano de Estudo final deve ficar com um aspeto deste tipo, ou seja, repetir o sugerido em cima para cada unidade de estudo.

Depois de rever toda a matéria para o exame vamos nos concentrar em resolver exames nacionais, pelo menos os últimos 4 ou 5 anos com a resolução dos exames da 1.ª fase, 2.ª fase e época especial. Tenho neste página já muitos exames nacionais resolvidos e que darão muito jeito para ir vendo a estratégia de resolução. https://estudafq.pt/preparacao-exames-nacional-fqa-715/

Até ao momento tenho 15 exames nacionais resolvidos em vídeo e que de certeza darão muito jeito para ver a forma de interpretar e as dicas para resolver os exercícios.

Não te esqueças de partilhar com quem vai fazer o exame nacional de Física e Química este ano e que vai precisar também deste plano e destas dicas.

Depois desta excelente preparação, no dia 26 de junho (segunda-feira) chegas à escola por volta das 09:00, para entrada na sala às 09:05, e às 09:30 começar a fazer apenas mais um, de muitos exames nacionais que já treinaste, e sentir que é como se estivesses a fazê-lo em tua casa, sem stress, e tirar uma excelente nota!

Muito boa sorte! Sem stress! Vai correr bem!!!

2 thoughts on “Plano de estudo para o Exame Nacional de FQA”

  1. paula almeida

    Obrigada Marco!!!! Admiro – O ….. também sou professora de FQ e nem de longe me posso DEDICAR desta maneira ….. Parabéns pelo seu empenho, dedicação e PARTILHA!!!!

Deixa um comentário:

Shopping Cart

Detetamos que está usando um AdBlock!

Para ajudar a continuar a desenvolver o site usamos alguma publicidade! A publicidade é da responsabilidade da Google Adsense que gere a quantidade e tipos de anúncios que verá no site.

Por favor, adicione estudafq.pt à sua lista de desbloqueio de anúncios ou desative seu software de bloqueio de anúncios.

Considere também fazer alguma doação para continuarmos a fazer um excelente trabalho!

Obrigado!

Scroll to Top
%d