Menu Fechar

CFQ 8.º Ano – Editoras

Metas curriculares do 3.º ciclo do ensino básico – Ciências Físico-Químicas (pdf)
Aprendizagens essenciais 8.º ano (pdf) – Julho 2018



Unidade 1: Explicação e representação de reações química
Unidade 2: Tipos de de reações químicas
Unidade 3: Velocidade das reações químicas
Unidade 4: Produção e propagação do som
Unidade 5: Atributos do som e fenómenos acústicos.
Unidade 6: Ondas de luz e a sua propagação
Unidade 7: Fenómenos óticos


Testes de avaliação:

Os testes da editoras já não se encontram disponíveis pois não salvaguardavam os Direitos de Autor e foram removidos a pedido da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Brevemente serão apresentados outros conteúdos.



Nota: Se for necessário alguma correção que não esteja no site por favor me envie um mail (estudafq@gmail.com) ou um comentário na página. Obrigado.

6 Comments

  1. Francisco

    Boa tarde,
    Acho que a alínea a) da pergunta 1.2 do teste Porto EPA – Teste 2 – 2019-2020 de 8º ano de FQ deve ser “…elementar… ligados…substancias”
    Obrigado

    • User Avatar
      Marco Pereira

      Boa noite. Realmente não é fácil de perceber a questão, mas acho que está correta como está na solução da Porto porque refere que quer seja uma substância composta ex. CO2 ou substância elementar ex H2 (ou uma outra) uma substância tem sempre moléculas iguais entre si, nessa substância pura. Quando é uma mistura então já haveriam substâncias diferentes presentes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Detetamos que está usando um AdBlock!

Para ajudar a continuar a desenvolver o site usamos alguma publicidade! A publicidade é da responsabilidade da Google Adsense que gere a quantidade e tipos de anúncios que verá no site.

Por favor, adicione estudafq.pt à sua lista de desbloqueio de anúncios ou desative seu software de bloqueio de anúncios.

Considere também fazer alguma doação para continuarmos a fazer um excelente trabalho!

Obrigado!

%d bloggers like this: